15 de agosto de 2014

HABITAVI 2014 – Número de visitantes superou as expectativas

Primeiro dia da III Feira da Habitação e da Construção Civil do Alto Vale (HABITAVI 2014) surpreendeu a organização pela quantidade de público presente.

 

Não eram 17h ainda, horário marcado para a abertura do pavilhão, na quinta-feira, 14 de agosto, e já havia dezenas de pessoas aguardando para conhecer os expositores da III Feira da Habitação e da Construção Civil do Alto Vale (HABITAVI 2014). Os primeiros a entrarem foram os participantes da Sessão de Negócios, realizada em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

 

A solenidade oficial de abertura foi realizada às 20h, com a presença de autoridades, apoiadores e diretoria da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). O coordenador do Núcleo Imobiliário (NIMOB), Rodrigo Neves, deus as boas vindas aos visitantes. “A HABITAVI está em sua terceira edição e já faz parte do Calendário Nacional de Feiras e Eventos”, ressaltou Neves. Para o diretor de Feiras e Eventos da ACIRS, Dirceu Antônio Dresch Júnior, o nível de investimentos dos expositores demonstra a confiança no crescimento da economia regional. “Parabéns pela qualidade e apresentação de seus estandes e por oferecerem aos nossos visitantes mais de duas mil opções em imóveis”, falou Dresch.

 

Fez parte ainda da programação do primeiro dia a palestra sobre a Norma de Desempenho das Edificações, a NBR 15575, que entrou em vigor em 19 de julho de 2013, com base em regras internacionais. “O foco dela é sobre o desempenho da edificação, pensando na segurança, no conforto e no bem estar do usuário. Ela é uma quebra de paradigma quando se fala em construções, pois trata dos seguintes desempenhos: estrutural, segurança, acústico, térmico, lumínico, estanqueidade, funcionalidade, assessibilidade, durabilidade, manutenibilidade, sustentabilidade e conforto”, explicou Felipe Pires Francisco, do Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais, de Criciúma, que apresentou a palestra.

 

E aproveitando que a HABITAVI é um atrativo também para as famílias do Alto Vale, o Núcleo de Segurança do Trabalho (NST), da ACIRS, fez o lançamento durante a feira, da cartilha educativa “LAR SEGURO”. O material contém orientações sobre prevenção de acidentes domésticos e será distribuído entre as empresas do núcleo e em escolas. O projeto foi executado por meio do Programa Empreender Competitivo, iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O programa é coordenado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e executado pelas Associações Empresariais (ACIs). A cartilha teve também o apoio também do SEBRAE.

 

A programação da HABITAVI 2014 continua nesta sexta-feira e sábado, 15 e 16 de agosto. A feira é realizada no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, em Rio do Sul e tem o apoio técnico da ASIL Indústria e Comércio, Unifique, Área Local – Agência Digital e SEBRAE. O apoio institucional vem do Sindicato da Habitação de Santa Catarina (SECOVI/SC), Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Santa Catarina (SINDIMÓVEIS/SC), Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC) e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O apoio oficial é da Prefeitura Municipal de Rio do Sul e os patrocinadores são a Caixa Econômica Federal e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).